Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador do Pelouro do Ambiente, assinou, esta manhã, o documento que assegura o patrulhamento das zonas turísticas e balneares por equipas velocipédicas da PSP. Para que os agentes disponham de meios de transporte adequados a esta missão, o município ofereceu três bicicletas com as especificações técnicas adequadas ao tipo de serviço a desenvolver.

“Esta é uma parceria que pretende aumentar a segurança das pessoas que frequentam a nossa zona balnear. Através de um policiamento de proximidade, os munícipes e os visitantes vão poder fazer as suas férias tranquilas, despreocupadas e sem olhar para trás do ombro”, sublinhou o autarca.

A excelente qualidade da água balnear, a limpeza adequada do areal e a disponibilização de acessibilidades para utentes com mobilidade condicionada, têm sido propósitos alcançados cada vez com maior competência pela Câmara Municipal. A estes objetivos sempre esteve inerente a segurança durante a época balnear. “Este protocolo vai ao encontro da nossa missão: manter a Póvoa de Varzim como um lugar de férias seguro. Com a colaboração da equipa velocipédica, será, certamente, um Verão mais tranquilo”, disse Aires Pereira.

O protocolo é pioneiro entre uma autarquia e a PSP. O Superintendente Francisco Bagina espera que outros municípios sigam o exemplo da Póvoa de Varzim: “fornecendo meios adequados aos nossos agentes estaremos a favorecer a qualidade de vida, quer de residentes, quer de visitantes, afinal esta é a missão da PSP. O Turismo é uma atividade decisiva a nível local e a segurança é essencial para o seu desenvolvimento. A Póvoa de Varzim foi a primeira a arrancar com este projeto, mas estamos a trabalhar para que todos os concelhos adiram a este protocolo”.