Depois de João Francisco Marques, será agora inaugurado um elemento artístico de homenagem a Suzana da Costa, conhecida como Suzana “Pescadeira”. Nela, a Póvoa de Varzim vai homenagear a Mulher que, como tantas outras no Bairro Sul, absorveu, por transmissão oral, a pureza da cultura da sua colmeia, que transpôs para os hábitos de vida, para os rituais comunitários e para as relações comerciais.

O conjunto escultórico, que ficará implantado no Largo António Nobre, é da autoria de José António Nobre e será constituído por duas peças tridimensionais, uma de figuração humana e outra a evocar os barcos. O Município convida a comunidade poveira a conhecer o monumento, que será descerrado pelo Presidente da Câmara, no dia 15 de junho, às 21h30.

 

Antes deste momento, neste mesmo dia, haverá outros atos evocativos para os quais o Município da Póvoa de Varzim convida, igualmente, todos os interessados a participarem.

Às 16h00, na Sala de Atos do Cine-Teatro Garrett, será inaugurada a exposição de fotografia de Rui Faria que conduz a uma viagem pela Póvoa de Varzim nos últimos 50 anos.

Entre as 18h00 e as 21h00, a obra do Póvoa Arena estará aberta a visitas, sendo possível percorrer o interior das instalações e assistir a vários momentos artísticos neste que será o novo espaço sociocultural de referência do nosso concelho.