Da autoria de Hélder de Carvalho, a obra de arte é uma celebração simbólica e especialmente dedicada ao Cidadão poveiro, catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde foi titular da cadeira de Teoria da História.

O Presidente da Câmara Municipal sublinhou que se trata de uma “homenagem inteiramente merecida a uma pessoa que marcou profundamente gerações e gerações de poveiros”, de um “momento significativo para todos os que tiveram a felicidade de cruzar o seu caminho com o do professor João Marques” e de um “testemunho público do reconhecimento e gratidão dos poveiros”.

Para Aires Pereira, “um dos princípios orientadores da boa administração municipal relativamente aos seus concidadãos é reconhecer, valorizar e realçar o seu contributo em prol da comunidade” e, desta forma, “aos vários poveiros no espaço público da cidade que são objeto da veneração comunitária junta-se agora João Francisco Marques”.

Na sua dupla condição, de sacerdote e professor, cruzou “religião com sociedade, política e cultura e fez uma investigação verdadeiramente inovadora que o converteu numa referência nacional”, nunca esquecendo nem menorizando a “a sua condição matricial de poveiro”.

Segundo o Presidente da Câmara, não haveria sítio mais emblemático e adequado “para fazermos esta nossa homenagem perpétua, em frente ao seu Lota Bar, onde, todos os dias, com a sua cadeira vazia ao lado, esperava companhia para conversar ou para ajudar muitos estudantes ou estudiosos a concluir as suas teses”.

Aires Pereira terminou citando o Professor Doutor José Eduardo Franco: “homem de sorriso aberto para o mundo, de uma inconfundível disponibilidade para com os outros e com um coração que ultrapassa fronteiras, João Francisco Marques é a prova de que a investigação histórica não é um exercício monótono, antes se pode converter em mais uma bela história para contar, quem sabe no pequeno café onde diariamente trabalha em frente ao mar, na Póvoa de Varzim”.

Na sua intervenção, Manuela Marques, sobrinha e afilhada do homenageado, expressou “a emoção e imensa gratidão da família com esta homenagem neste lugar tão significativo e no âmbito de comemorações tão relevantes para a nossa cidade e para o nosso País”. Recorde-se, que esta iniciativa foi preparada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no âmbito da comemoração dos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade. Consulte o programa completo aqui.