Prosseguindo os objetivos definidos no âmbito das políticas públicas nacionais para as áreas da Sociedade da Informação e do Conhecimento, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem implementado diversas medidas que têm contribuído para a inovação dos processos de ensino e de aprendizagem.

Depois do processo de instalação de equipamento informático e software com conteúdos pedagógicos e interativos, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no âmbito dos incentivos previstos no Regulamento Específico “Economia digital e Sociedade do Conhecimento”, do Eixo Prioritário “Competitividade, Inovação e Conhecimento”, do Programa Operacional Regional do Norte, instalou nas diversas salas de aula das escolas EB1 e EB1/JI do concelho Redes de Área Local Quadros Interativos, cujas potencialidades são já reconhecidas por docentes e alunos, que cada vez mais sentem motivação pelo ensino que privilegia a utilização de conteúdos interativos externos.

Neste contexto, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim instalou 19 quadros interativos, distribuídos por 11 Escolas EB1 do concelho.

Por outro lado, nestas escolas, foram instaladas Redes de Área Local, potenciando-se, assim, o acesso à Internet e utilização das TIC no processo de aprendizagem dos cerca de 2.300 alunos beneficiários deste projeto.