O Município da Póvoa de Varzim iniciou, esta semana, uma nova colaboração com a Lipor, a Novo Verde e o Instituto Kaizen, no âmbito da sustentabilidade e da gestão de resíduos.
Este projeto tem como objetivo a análise dos atuais circuitos de recolha de resíduos e o potencial que existe para recuperar a fração do vidro (embalagem), que continua a ser depositado no contentor de indiferenciado. Este é um fluxo de resíduos que tem estado em quebra, não apenas no município da Póvoa de Varzim, mas também a nível nacional, e que importa perceber a razão, uma vez que a escassez deste material tem afetado de forma significativa a indústria recicladora.
É importante reforçar que, em média, 70% do que é depositado no “lixo comum” poderia ser valorizado caso lhe fosse dado o destino adequado, através da reciclagem. Contudo, a partir do momento em que um saco de “lixo” é depositado no contentor de resíduos indiferenciados, a recuperação destes recursos deixa de ser possível.
Por essa razão, e tendo em conta as ambiciosas metas de reciclagem impostas ao município da Póvoa de Varzim – que obrigam que até 2030 sejam encaminhados para valorização 60% dos resíduos produzidos – há a necessidade de perceber de que forma será possível recuperar os recursos essenciais que são, literalmente, “deitados ao lixo” diariamente.
Neste sentido, prevê-se uma análise exaustiva dos meios de recolha de resíduos, serviços, participação dos utilizadores e outras variáveis que possam impactar no encaminhamento e captação deste recurso. Implicará também o acompanhamento muito próximo dos vários serviços de recolha e espera-se que, dentro de alguns meses, seja possível perceber quais as medidas adequadas para aumentar a taxa de reciclagem do vidro no município da Póvoa de Varzim.
Este projeto vem dar continuidade às várias políticas de sustentabilidade já implementadas, que tornam o nosso município um dos melhores exemplos nacionais a nível de gestão de resíduos. Recorde-se o exemplo dos biorresíduos, onde apresentamos uma das maiores taxas de separação a nível nacional, reforçando cada vez mais que “É Bom Viver na Póvoa de Varzim”.