No mês de julho, a Póvoa de Varzim atingiu as 594,3 toneladas de biorresíduos recolhidos seletivamente e encaminhados para valorização orgânica, o que equivale a 107 kg por munícipe no espaço de um ano.

Estes resultados de sucesso foram possíveis através dos projetos implementados pela Câmara Municipal ao longo dos últimos anos, inicialmente com serviços especiais para o setor dos restaurantes, hotéis e cafetarias, e, desde 2021, expandidos para que chegassem a todos os utilizadores domésticos do concelho.

Numa época em que a separação de resíduos é um tema premente a nível local e global, a Póvoa de Varzim responde positivamente às ambiciosas metas nacionais e comunitárias, que visam um encaminhamento e tratamento seguro e eficaz para este tipo de resíduo, que corresponde a mais de um terço do total de resíduos produzidos nas habitações portuguesas.

De salientar que há ainda um grande potencial de crescimento nesta área, considerando que a produção de resíduos indiferenciados – o chamado “lixo comum” – atingiu os 430,5 kg por munícipe no espaço de um ano.

Se ainda não aderiu ao serviço de recolha de biorresíduos (resíduos alimentares ou resíduos verdes) contacte o Município da Póvoa de Varzim através da linha 800 272 624. A adesão é gratuita.

A estratégia de gestão dos biorresiduos em implementação no nosso concelho vai merecer destaque nos próximos dias 24 e 25 de agosto no programa “Planeta Verde”, no Porto Canal. Os novos equipamentos existentes em Laúndos, designadamente a plataforma de compostagem de resíduos verdes e o microdigestor de resíduos alimentares, são equipamentos inovadores a nível nacional e estratégicos na gestão desta fileira de resíduos. Veja a antevisão do programa: