O Presidente da Câmara Municipal esclareceu que a recolha de biorresíduos representa cerca de 40% do conteúdo do contentor padrão indiferenciado. Ou seja, este projeto vai ser também um incentivo para uma redução dos custos com a recolha de resíduos, na medida em que quanto maior for a recolha adequada de biorresíduos, maior será a redução na fatura mensal das famílias poveiras.

Este será mais um contributo para o sistema Pay-As-You-Throw (PAYT), que os oito municípios da Lipor se comprometem a implementar ao longo de 2022/23. Através deste novo sistema de recolha promoveremos o aumento da separação dos resíduos valorizáveis de uma forma mais justa e incentivadora, uma vez que deixará de ser cobrada a fatura dos resíduos tendo por base o consumo da água, passando cada um a pagar apenas em função daquilo que produz de resíduos indiferenciados.

Aires Pereira mostrou-se agradado com a adesão da população poveira ao projeto porta a porta, quer na cidade, quer nas freguesias, com uma taxa de adesão que ronda os 92%.