O Município da Póvoa de Varzim estabeleceu, esta segunda-feira, um Contrato de Comodato com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que define a concessão de um imóvel para o funcionamento do Centro Qualifica.
Uma vez que o imóvel em causa é propriedade da Fábrica da Igreja de S. José de Ribamar foi também assinado, nesta sessão, um contrato de arrendamento do espaço durante cinco anos.
Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal assinou os documentos com a Fábrica da Igreja de S. José de Ribamar, representada pelo Padre Nuno Rocha, e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, representado por César Manuel Ferreira, Delegado Regional do Norte do IEFP.
Estes centros prestam um serviço público individualizado aos adultos, permitindo que em função das características pessoais, do seu passado escolar e profissional e das suas ambições e expectativas, seja definido o percurso de qualificação mais adequado a cada situação.
Deste modo, a Câmara Municipal está a contribuir para a progressão da qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.
O Programa Qualifica é um programa dirigido aos adultos com percursos de educação e formação incompletos com o objetivo de melhorar os seus níveis de qualificação. No âmbito do Programa Qualifica foi criada uma rede nacional de centros especializados para a qualificação de adultos — os Centros Qualifica. Estes centros prestam um serviço público individualizado aos adultos, permitindo que em função das características pessoais, do seu passado escolar e profissional e das suas ambições e expectativas, seja definido o percurso de qualificação mais adequado a cada situação.