Perante a notícia do falecimento de José Marques Festas – conhecido, particularmente na comunidade piscatória, como Mestre Festas –, não posso deixar de lamentar o seu desaparecimento tão precoce, aos 58 anos.

Conhecido sobretudo pela luta que vinha travando ao leme da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (que fundou em 17 de Maio de 2007 e da qual era presidente até à data), Mestre Festas notabilizou-se pelo trabalho que realizou em prol da formação técnica dos pescadores e da sua segurança no trabalho.

Tornou-se a grande referência da classe piscatória na região, sendo, por isso, seu porta-voz junto das entidades oficiais com competência nos setores portuário e das pescas. Era, pela mesma razão, membro de várias organizações sócio-profissionais daqueles setores.

Promoveu a construção de novos armazéns na zona sul do porto, para a arrecadação dos apetrechos de pesca.

Sendo vilacondense, tinha profundas ligações sociais à Póvoa de Varzim, razão por que se fez membro do Rotary Clube da nossa cidade, a que presidiu entre julho de 2017 e maio de 2018.

À família enlutada e à vasta comunidade piscatória apresento, em nome do município da Póvoa de Varzim e em nome pessoal, a expressão do mais sentido pesar.

Póvoa de Varzim, 04 maio de 2021

O Presidente da Câmara