À semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim – Gabinete de Interpretação Ambiental -, vai associar-se ao movimento Limpar Portugal, dinamizado a nível nacional pela Associação Mãos à Obra Portugal (AMO Portugal).

Assim sendo, a manhã de sábado (15 de setembro) será dedicada à limpeza e sensibilização da população em diversos pontos do concelho. Todos são convidados a participar e juntarem-se aos cerca de 170 participantes que até ao momento estão envolvidos nesta ação que irá decorrer nos seguintes locais:

Estela – Praia da Estela, junto ao apoio balnear, às 9h00 – limpeza da praia;

Aguçadoura – Estalagem de Santo André às 9h00 – limpeza do passadiço;

Balasar – Junta de Freguesia de Balasar às 9h00 – limpeza de mata;

Rates – Junta de Freguesia de Rates às 10h00 – limpeza urbana;

Além destes, também na Póvoa de Varzim – Porto de Pesca e Lota; Póvoa de Varzim – Praias Urbanas (Ação de Sensibilização) e Aver-o-Mar – Praias de Coim a Santo André. Nestes três últimos pontos, iremos contar com a participação de 80 voluntários organizados pela Associação Ambiental Verdim, com a qual estabelecemos uma parceria de colaboração. O ponto de encontro será às 9h30 no Porto de Pesca e às 10h00 na Esplanada do Carvalhido, para agilização da distribuição dos voluntários pelos diferentes locais.

O movimento World Cleanup Day nasceu há 10 anos na Estónia, quando 4% da população saiu à rua para limpar resíduos despejados ilegalmente, em todo o país. A iniciativa inspirou a imaginação das pessoas em todo o mundo, as quais seguiram o mesmo caminho, ambicionando o mesmo objetivo – “um país, um dia”.

O movimento Limpar Portugal nunca foi exclusivamente sobre a limpeza de lixo, mas ambiciona, também, a consciencialização global no que concerne à temática bem como a implementação de mudanças duradouras que ajudem a acabar com a epidemia global de resíduos.

O World Cleanup Day aproveita o poder das pessoas comuns para realizar coisas incríveis, unindo-se. A sua beleza está na cooperação e colaboração, através da construção de pontes entre comunidades diferentes bem como a inclusão de toda a sociedade – dos cidadãos comuns aos governantes.