Procurando alargar o número de pessoas com conhecimentos sobre a vespa velutina e sobre a construção/funcionamento das armadilhas, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) está a promover sessões de esclarecimento nas juntas de freguesia do Município.
Na passada sexta-feira, a Junta de Freguesia de Argivai acolheu uma sessão que contou com a presença da Vereadora da Proteção Civil, Sílvia Costa, que sensibilizou os munícipes para a importância destas iniciativas com caráter preventivo.
Após uma explicação, o SMPC recolheu informações de todos os munícipes que pretendem colocar armadilhas nas suas propriedades, integrando o projeto “Combater a Vespa Velutina”. As armadilhas serão entregues futuramente.
Em novembro de 2023, o SMPC da Póvoa de Varzim implementou uma técnica inovadora de intervenção em ninhos de vespa velutina, que consiste na aplicação de uma solução composta por piretroides sem repelentes, em baixa concentração, e por um atrativo para vespas, com feromona proteica de agregação, frutos e açúcares naturais. Esta solução é injetada no ninho, eliminando as vespas que aí se encontrem. Depois desta intervenção, o ninho não é retirado, funcionando como atrativo para as vespas que não estavam no seu interior. Estas, ao regressarem para cuidar das larvas, ingerem a solução e morrem.
De novembro de 2023 a janeiro de 2025, foram intervencionados 298 ninhos no concelho. Em março de 2024 iniciaram-se ações de sensibilização sobre a vespa velutina nas escolas do concelho, acompanhadas de workshops sobre a construção de armadilhas seletivas para as mesmas.