Na sua opinião, trata-se de um “investimento estratégico bastante importante quer sob o ponto de vista do relacionamento com a cidade – as conservas – quer sob o ponto de vista da criação de mais 30 postos de trabalho, o que nesta altura é muito importante”.

O edil explicou que “a candidatura que a empresa tem com o PROMAR – Programa Operacional Pesca – levará a que seja aumentada a área de fabrico e desta forma melhorar as exportações e o número de postos de trabalho naquela unidade”.

O Projeto de Execução de Acessibilidades ao novo Hospital Póvoa de Varzim/ Vila do Conde também foi aprovado. Aires Pereira explicou que se trata de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a de Vila do Conde e que permite o planeamento de toda a área envolvente para não se pôr em causa o desenvolvimento do futuro projeto do novo Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde. Mesmo sem se saber se o equipamento virá a ser construído, o Presidente da autarquia poveira considera que os dois municípios têm obrigação de manter as condições que permitam em qualquer altura avançar com esse projeto.

O Presidente realçou ainda a aprovação do protocolo entre o Município e a Varzim Lazer para a utilização dos equipamentos desportivos cuja gestão está cometida à Varzim Lazer, E.M. – Pavilhão Desportivo Municipal, Complexo Municipal de Piscinas e Academia de Ténis –, durante a época desportiva 2013/2014, por parte de associações sedeadas no concelho da Póvoa de Varzim, agrupamentos escolares e, bem assim, em eventos organizados pela Autarquia, que terá um custo de cerca de 800 mil euros.

De destacar, igualmente, a Minuta de Protocolo a celebrar com o Núcleo da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo por objeto a cedência, para criação de um Centro de Formação na área da Restauração, do espaço destinado a Cantina dos Armazéns Gerais, localizados na Rua Almeida Brandão, nesta cidade, incluindo os equipamentos nele existentes.

Ficou também aprovado o apoio logístico para a organização do Campeonato Metropolitano de Boccia, que irá decorrer entre os dias 6 e 7 de dezembro, no Pavilhão Municipal, e o apoio para a realização do 28º Encontro do Dia do Técnico de Farmácia e do 1º Centenário do Sinprofarm, eventos que irão decorrer na nossa cidade, nos dias 7 e 8 de dezembro, e que trarão à nossa cidade mais de 700 pessoas. Sobre estas iniciativas, Aires Pereira revelou que se enquadram no âmbito dos eventos que a Câmara Municipal quer promover no nosso concelho em época baixa, de forma a manter equilibrado o nosso comércio e unidades hoteleiras.

Foram dadas a conhecer as tarifas de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e efluentes provenientes de fossas séticas, propostas pel’As Águas do Noroeste, S.A ao município para vigorarem no ano de 2014, que resulta num acréscimo estimado de custos para o Município na ordem dos 76 mil euros. No entanto, o edil disse que “não iremos refletir esse custo nas taxas cobradas aos munícipes”.

O executivo aprovou a atribuição à A Beneficente do apoio anual, no valor de 50 mil euros, para garantir a manutenção do serviço de Cantina Social para o ano de 2014. Foi ainda concedida a esta instituição de solidariedade social a alteração da linha de apoio para a aquisição de um veículo automóvel de transporte de passageiros que normalmente é paga em 48 prestações mensais e A Beneficente solicitou que fosse pago em 18 prestações mensais.