Passar para o conteúdo principal

Por uma comunidade mais forte e saudável, o Município tem vindo a proceder a constantes intervenções de limpeza e desinfeção no concelho.

Este esforço, que surge no âmbito do Plano de Medidas Preventivas do Município no combate ao Covid-19, consiste na desinfeção diária de contentores, ecopontos e áreas envolventes, assim como desinfeção de áreas propícias a maior movimentação de pessoas, como entradas de super e hipermercados, entradas de farmácias, mercado municipal, áreas de comércio, praças e bancos de jardim, passeios e vias públicas.

A desinfeção segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o SARS e o MERS (dois coronavírus da mesma família), onde se recomenda a desinfeção de ambientes com o hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogénio ou álcool.

Para auxiliar neste esforço, é fundamental que todos os munícipes tenham mais cuidado no tratamento do lixo doméstico.

Lembramos que os seus resíduos podem estar infetados, contaminando não só a sua família e vizinhos como os trabalhadores do município que fazem a recolha. Por isso, pela sua saúde e de toda a comunidade, respeite rigorosamente estas regras:

Nas residências onde permaneçam pessoas contagiadas com o COVID-19 e/ou pessoas em isolamento por suspeição de contágio os resíduos devem ser colocados num saco de lixo resistente e descartável, evitando que o mesmo fique totalmente cheio (encher somente 2/3 da capacidade do saco); este saco deve ser fechado devidamente e guardado dentro de um outro saco de lixo resistente e descartável; por fim, o saco de lixo doméstico deve ser colocado no contentor do lixo comum mais próximo.

Cuidados a ter com o Lixo

Nos restantes domicílios e estabelecimentos comerciais em funcionamento, proceder da forma habitual, assegurando a separação dos seus resíduos. No entanto, deve depositar as luvas, máscaras e lenços de papel usados no saco de LIXO COMUM, nunca nos contentores amarelos ou azuis.

Os sacos de lixo nunca devem ser deixados no chão, na rua ou encostados aos contentores ou ecopontos. Luvas, máscaras e lenços de papel não devem ser abandonados no chão, e sim fechados em sacos e depositados no lixo comum.

Procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção: alterações ao trânsito e estacionamento

Nos dias 14 e 15 de agosto, e por causa da Procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção, o trânsito e estacionamento vai estar condicionado nos seguintes arruamentos: Rua 31 de Janeiro e prossegue pelo Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos, Avenida dos Descobrimentos, Rua da Caverneira, Rua da Boavista, Largo António Nobre, Rua António Graça e Rua Elias Garcia.

Consulte aqui os horários e respetivas alterações, para as quais o Município da Póvoa de Varzim solicita a maior das atenções e respeito para maior segurança de todos.

Reabertura do “Ar de Rock Laúndos” e Procissão de Velas: condicionamentos de trânsito

Em virtude da reabertura do “Ar de Rock Laúndos” e da Procissão de Velas inserida na Romaria a São Félix, encontra-se interdita a circulação de trânsito de todos os veículos – salvaguardando o acesso a moradores e à Estalagem de S. Félix – na Rua de S. Félix, a partir do cruzamento com a Rua Manuel Gonçalves Sá Eiras, na freguesia de Laúndos, nos dias 12, 19 e 26 de agosto, entre as 22h00 e as 3h00 do dia seguinte, e no dia 2 de setembro, entre as 21h00 e as 3h00 do dia seguinte.

Volta a Portugal em Bicicleta: alterações ao trânsito automóvel

No dia 12 de agosto, entre as 12h00 e as 15h00, irá proceder-se ao corte de trânsito nos seguintes arruamentos em virtude da 7.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta: Rua da Caverneira, Avenida dos Descobrimentos, Avenida dos Banhos, Avenida Vasco da Gama, Rua Gomes de Amorim (EN13).