Esta formação de nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas dirigida a cidadãos migrantes visa reforçar as competências de compreensão e expressão em português, facilitando a integração social, profissional e cívica destes cidadãos na comunidade poveira.

Reflexo da crescente diversidade cultural do concelho, a turma é composta por 20 formandos de 10 nacionalidades distintas. A realização regular destas ações formativas reforça o compromisso do Município com a inclusão social, assegurando o acesso à língua como ferramenta essencial para a participação ativa na sociedade.

A sessão contou com a presença de Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que destacou a importância destas iniciativas para a construção de uma comunidade mais coesa e inclusiva.

A Operação PVPL, promotora da capacitação e formação de adultos ao longo da vida, aposta na literacia, na valorização cultural e no ensino da Língua Portuguesa a migrantes. Esta operação integra o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim e é financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.