O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) irá promover uma atividade no dia 13 de março, associando-se às celebrações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala a 15 de março.
A sessão “Prevenir e não remediar” decorrerá entre as 09h00 e as 12h30 e as 14h30 e as 18h00, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, contando com a parceria da APDC – Associação Portuguesa de Direito do Consumo.
Durante a manhã, o CIAC promove a ação mais vocacionada para os jovens do concelho, enquanto à tarde, os temas são direcionados à população em geral.
A abertura solene decorrerá às 09h00. Às 09h30, Mário Frota da direção nacional da APDC vem falar sobre “Educação para o consumo: o que pode a escola fazer pelos jovens consumidores”. Nova intervenção realiza-se às 10h00, com Susana Ferreira dos Santos da APDC/Delegação de Trás-os-Montes a abordar o tema “Consumismo e sobre-endividamento”.
Depois de uma pausa para café, os trabalhos retomam às 11h00, com a palestra “Os nossos direitos online: comunicações e compras eletrónicas”, por Rute Couto, da APDC/Delegação de Trás-os-Montes.
Depois do almoço, pelas 14h45, Ângela Frota, da APDC/Coimbra, aborda a questão “Educação para a segurança alimentar: cuidados para garantir a saúde individual e coletiva”.
“Os consumidores vítimas de práticas comerciais enganosas e agressivas” será o tema para as 15h30, com nova intervenção de Rute Couto.
Os trabalhos são retomados às 16h30, após nova pausa, para abordar “Os Serviços Públicos Essenciais: as comunicações eletrónicas e os embustes em que se enredam os consumidores”, por Mário Frota.
O público poderá intervir no debate que se segue, até perto das 18h00, altura em que será feito o encerramento da atividade.