Em Reunião de Câmara, realizada esta terça-feira, o Executivo Municipal aprovou o princípio de adesão à Comunidade Energética Renovável.
A entidade a constituir, por proposta da LIPOR, terá natureza associativa e serão associados fundadores todos os municípios integrantes desta entidade; a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo; o Hospital de S. João; a Ordem dos Arquitetos; a Santa Casa da Misericórdia do Porto; a Associação Casa da Arquitetura e 11 empresas municipais.
Intitulada Associação Energias do Norte (ENNO), esta nova comunidade terá como objetivo produzir energia nos sistemas fotovoltaicos e eólicos, de forma descentralizada, para autoconsumo e partilha, a partir de fontes renováveis, por um preço “bastante mais competitivo e estabilizado do que aquele que hoje é praticado na rede elétrica nacional”, conforme explicou o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.
O Executivo ratificou, ainda, a renovação de um protocolo de colaboração com o Estela Golf Club, com o objetivo de proporcionar formação técnica e desportiva na modalidade, em contexto real, aos alunos inscritos nas escolas da Póvoa de Varzim, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, e aprovou um apoio financeiro ao Clube Desportivo da Póvoa, no valor de 40 mil euros, para a execução de obras de manutenção da cobertura do Pavilhão Fernando Linhares de Castro.
Por fim, o Executivo aprovou por unanimidade um voto de louvor ao Sargento Carlos Paralvas, que cessou funções de comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana da Póvoa de Varzim no passado dia 3 de junho, tendo durante o exercício das suas funções, “valorizado, em todas as dimensões da sua missão, o contributo para a segurança e para a proteção das populações”.