O concerto de sábado, 7 de julho, contará com Jordi Savall (viola da gamba e direção musical), agrupamento vocal e instrumental Tembembe Ensamble Continuo e o agrupamento instrumental Hespèrion XXI que vão apresentar ”Folías Antiguas & Criollas – da Antiga Hespéria ao Novo Mundo”.

Jordi Savall é uma das maiores personalidades musicais mais polivalentes da sua geração. Desde há mais de cinquenta anos, tem dado a conhecer ao mundo maravilhas musicais deixadas na obscuridade, indiferença e esquecimento.

Fundou, com Montserrat Figueras, os agrupamentos Hespèrion XXI (1974), La Capella Reial de Catalunya (1987) e Le Concert des Nations (1989) com os quais explorou e criou um universo de emoção e de beleza que difunde no mundo inteiro para felicidade de milhares de apaixonados pela música. Os membros do Ensemble Tembembe estudaram na Escuela Nacional de Musica de la UNAM no México e noutras instituições musicais mexicanas, da Colômbia, Estados Unidos e França. Atualmente são professores na Universidade UNAM de Mexico, no Centro Morelense de les Artes e no Centro Ollin Yoliztli.

No domingo, 8, teremos o agrupamento vocal e instrumental Ensemble Vox Luminis, sob a direção musical de Lionel Meunier a interpretar ‘Bach, Arnstadt’.

Vox Luminis é um agrupamento de música antiga criado na Bélgica em 2004, por iniciativa de Lionel Meunier, fundador e diretor artístico. Define-se como um grupo de geometria variável composto por solistas – a maior parte formados pelo Real Conservatório da Haia – de um contínuo e de instrumentistas adicionais (de uma orquestra), de acordo com as necessidades. O repertório é essencialmente italiano, inglês e alemão e estende-se dos séculos XVI ao XVIII. Mais do que um repertório definido, é a paixão pela música antiga e pelo público que os seus membros transmitem com rigor e fidelidade.

Todos os concertos têm início às 21h45.

O ingresso, por espetáculo, custa 3,00 € e há ainda a possibilidade de adquirir bilhete passe para todos os espetáculos por 25,00 € e a brochura por 5,00 €. Os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre.

Os bilhetes podem ser adquiridos através da plataforma BOL, no Cine-Teatro Garrett, na Fnac, Worten e CTT e, apenas nos dias dos concertos a realizar em cada um destes recintos: Auditório Municipal, Igrejas Matriz e de S. Pedro de Rates.

Consulte toda a programação.