Assim, durante a semana passada foram várias as iniciativas que a Câmara Municipal, através do Pelouro do Ambiente, promoveu alertando para a problemática da produção excessiva de resíduos e consequentes implicações para o ambiente.

Os mais novos foram protagonistas da acção BatucaMob – evento oficial de lançamento da Semana a nível europeu – que consistiu na produção de sons com instrumentos musicais concebidos com materiais reutilizados. Em parceria com a Escola de Música da Póvoa de Varzim, e sob o lema “Quanto mais vazio estiver o caixote melhor o som”, alunos de escolas do 1º ciclo fizeram algumas actuações consciencializando a população para a prevenção e redução de resíduos.

Neste sentido, foi também exibido o Filme 2010 Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, disponibilizado pela Lipor, nos ecrãs colocados no Posto de Turismo, no Museu Municipal e no serviço de atendimento da Secção de Licenciamento de Obras. Porque há demasiado lixo na Europa, o filme, em poucos minutos, mostrava uma sequência de acções que sensibilizam para o excesso de produção de resíduos e necessidade de contrariar esta tendência, deixando o apelo: “Juntos, reduzir é agir”.

Nos locais de atendimento ao público da autarquia, estiveram disponíveis cerca de mil autocolantes de “Publicidade não endereçada, aqui não” e na entrada da Câmara Municipal, esteve patente uma exposição composta por cinco painéis acerca dos “Princípios da Prevenção”.

O Serviço de Educação Ambiental do Pelouro do Ambiente percorreu várias escolas do concelho, realizando um conjunto de acções de sensibilização baseadas na célebre política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A redução é considerada o primeiro passo no que respeita à protecção do Meio-Ambiente e, como tal, durante esta semana muitas foram as escolas do 1º ciclo visitadas pelo Pelouro do Ambiente para ensinar pequenos truques para que, desde pequenos, os alunos aprendam a reduzir e reutilizar com vista à Prevenção da produção de resíduos.

batucamob
BatucaMob, em frente à Câmara Municipal

O projecto “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos” (EWWR), coordenado pela ADEME (Agência Francesa da Energia e do Ambiente), foi lançado em Janeiro de 2009. O objectivo é organizar uma Semana Europeia da Prevenção de Resíduos durante 3 anos (2009, 2010, 2011), a ter lugar ao mesmo tempo nos diferentes países e regiões que são parceiros do projecto: Bélgica (Bruxelas – Capital), Espanha (Catalunha), Portugal (Grande Porto) e mais amplamente os organizadores territoriais da Semana (Itália, Estónia, Flandres, Suécia, etc.).

Em estreita colaboração com a comissão Europeia, o objectivo é claramente alargar gradualmente esta Semana para incluir todos os países Europeus.

O principal objectivo da Semana Europeia é sensibilizar o máximo de pessoas possível para a prevenção na produção de resíduos produzidos pelo público em geral, empresas, autoridades locais, administração pública e associações. Isto ajudará especificamente a: divulgar a estratégia e políticas de prevenção e redução de resíduos na União Europeia e nos seus Estados Membros; tornar o conceito de prevenção de resíduos uma realidade à luz das acções dinamizadas pelos diferentes participantes; mobilizar e encorajar o máximo de pessoas possível para agirem, utilizando as informações das acções e modificando os comportamentos que levam as pessoas a agir e estabelecer o conceito de prevenção de resíduos na mente de cada um a longo prazo.