A primeira inauguração foi do Parque Infantil da Avenida do Mar, o primeiro espaço de recreio na Póvoa de Varzim pensado de raiz para ser totalmente inclusivo e apto para crianças com mobilidade reduzida ou deficiências motoras. Trata-se de um investimento autárquico de cerca de 120 mil euros que resulta num projeto assente em dois pilares que o Presidente da Câmara considera fulcrais: acessibilidade e inclusão social. “Queremos que a Póvoa de Varzim seja uma cidade de todos e para todos, que respeite e abrace a diferença, que ajude os que têm dificuldades a aceder às mesmas oportunidades e a ter as mesmas experiências em igualdade de condições”, declarou Aires Pereira.

A par dos equipamentos infantis comuns e de utilização geral, este parque 100% inclusivo tem também instalações lúdicas específicas para crianças com necessidades especiais, como é o caso de um baloiço exclusivo para cadeiras de rodas e de pavimentos sobrelevados e com diferentes texturas.

A segunda paragem foi na zona habitacional de Mourões, que beneficiou de um investimento de 140 mil euros e que conta, agora, com novos pontos de interesse para quem lá reside. Graças ao Município da Póvoa de Varzim, a área a nascente do cemitério n.º1 ganhou um parque infantil, uma agradável praça de estar com vários bancos metálicos coloridos orientados para o centro da Via General Humberto Delgado e, ainda, um percurso pedonal que se prolonga por todos os espaços verdes a poente da Rua de Mourões, com quatro estações de equipamentos desportivos para uso coletivo. Na opinião do Presidente da Câmara, “esta é uma zona em franco crescimento e que precisava de ser mais valorizada. Os habitantes de Mourões há muito que mereciam este investimento público e espero que agora possam explorar, em segurança e em família, as condições e o mobiliário urbano novo”.