Lurdes Morais explicou que o projeto nasceu em 2016, no seio da Fundação AEP, para dar resposta à elevada taxa de desemprego sénior na região norte. Atualmente, o “Empreender 45-60” estende-se a todo o país e é cofinanciado pelo Compete 2020, para potenciar as capacidades dos seniores através dos vários papéis que podem assumir na esfera empresarial, quer como empreendedores, freelancers ou mentores.

É sabido que a população mundial está a envelhecer e Portugal é o 4º país do mundo com população mais envelhecida, contando com 3,8 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e é fundamental alterar o estigma ainda existente perante as gerações mais velhas no mundo empresarial. Segundo dados recentes, 67% dos portugueses acima dos 65 anos não se sentem valorizados no mercado de trabalho e é preciso contrariar esta realidade através da atuação conjunta de várias entidades.

Por seu turno, Miguel Sá partilhou com o público um pouco do seu percurso de vida e desafios que enfrentou enquanto cidadão invisual, nomeadamente a impossibilidade de frequentar o Curso Superior de Fisioterapia no norte do País. Ainda assim, o orador revelou que não baixou os braços e avançou com uma formação de quiromassagem, depois de terminar o 12º ano no Colégio de Amorim, o que lhe permitiu ter, atualmente, o seu próprio negócio de massagens.

Convidado a descrever o Miguel, o seu pai revelou que é um “inconformado e resiliente” que mal terminou a sua formação, começou logo a trabalhar e “ultrapassa todos os obstáculos”. Também António Ramalho, Presidente da Direção do Mapadi, fez questão de enaltecer o profissionalismo de Miguel Sá e aproveitou o momento para agradecer aos empresários poveiros e ao Município pelo exemplo que são, a nível nacional, em matéria de inclusão – recorde-se que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim é autarquia inclusiva, tendo sido em 2019, distinguida, pela segunda vez, com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva.

O III Congresso empresarial da Póvoa de Varzim encontra-se a decorrer, no Hotel Axis Vermar, até ao próximo dia 29 de outubro. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados. Consulte o programa completo do III Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, aqui.