Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 06.12.2010 - O Museu e o Arquivo Municipais promoveram, este fim-de-semana, o artesanato local através de um Bazar de Natal.

Foram vários os artesãos a participar na iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo nos dois espaços. Trabalhos em barro, doces, camisolas poveiras e outros artigos produzidos artesanalmente estiveram à venda desde sexta-feira até domingo (neste último dia apenas no Museu Municipal).

Durante os três dias dezenas de pessoas estiveram em ambos os locais para adquirir o presente que faltava pôr na árvore de Natal.

Ontem, no Museu Municipal, as compras continuaram mas, desta vez, outras iniciativas preencheram a tarde. A Ti Desterra, pescadeira da Póvoa de Varzim, contou as tradições da quadra natalícia dos seus tempos de criança e jovem, altura de pouca fartura para as famílias poveiras, quando não se recebiam presentes e a ceia era modesta. Na sequência das histórias da Ti Desterra, dando continuidade ao objectivo de preservar e divulgar o património não material da Póvoa, no final da tarde, o Museu estreou a peça de marionetas “Cantigas ao Menino”, um espectáculo dirigido aos mais novos e que retrata as tradições do Natal na comunidade piscatória. “Hoje é dia de Natal. Todos os poveirinhos cumprem a tradição e celebram o nascimento do menino Jesus sentados no chão, em cima das mantas e das palhinhas, e a comer da bacia os mais ricos manjares.” É desta forma que a nova peça de marionetas começa a contar como as famílias passavam esta quadra. Um espectáculo que também reaviva cantigas populares poveiras, pondo todos a cantar: “Lero, lero, lero, hoje é uma alegria. Hoje, meus senhores, todos comem da bacia”. As marionetas estarão em cena até Fevereiro de 2011. Marcações prévias no Museu Municipal.

Veja as fotogalerias aqui e aqui.

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.