Durante este período, estará patente a Exposição de Presépios e d’ “O tradicional Natal poveiro”.

O Museu Municipal apresenta os tradicionais presépios, de formato e características diversas, incluindo um presépio tradicional poveiro. Será também montada uma “A Ceia de Natal Poveira” na antiga cozinha do Solar, onde estarão patentes alguns aspetos e tradições de Natal do pescador poveiro.

De 6 a 21 de dezembro, o Museu apresenta a peça de teatro “Cantigas ao Menino”, mediante marcação prévia, para grupos entre 25 e 70 pessoas.

Trata-se de uma peça de teatro alusiva à época natalícia, que retrata a festa e Ceia de Natal Poveira, em que o público interage com os intervenientes do teatro, “Botando as Cantigas ao Menino” utilizando os tradicionais instrumentos musicais poveiros, como o reco-reco, tico-tico, os ferrinhos e as pinhas.

No dia 19 de dezembro, às 15h30, haverá uma representação desta peça, com a explicação e experimentação dos referidos instrumentos musicais, convidando-se os presentes a participar. A atividade é aberta ao público em geral, com entrada livre.

Esta iniciativa deve ser previamente agendada no Museu Municipal, por telefone 252 090 002 ou por email museu@cm-pvarzim.pt