Vindos de todo o mundo, atletas medalhados vão partilhar a competição com participantes menos experientes, provando a dinâmica desta prova que logo na primeira edição, em 2009, deixou marcas entre todos. Habituados a correr mundo para participar nas mais diversas provas, estes ases da competição têm um palmarés invejável. E estão de regresso ao Nelo Summer Challenge.

Tim Brabants (Reino Unido), Eirik Larsen (Noruega) ou Ronald Rauhe (Alemanha) são repetentes. O britânico, que começou a praticar canoagem em 1987, é Campeão Olímpico – em Pequim ganhou uma Medalha de Ouro e outra de Bronze. Em entrevista sobre esta competição em Portugal, o atleta recordou o prazer que teve em competir com atletas de diversas especialidades na edição de 2009 e, por isso, as expectativas para 2010 são as melhores, até porque o calendário de competição inclui uma nova prova – 10km DOWNWIND OCEAN RACE, que liga o Porto de Pesca da Póvoa de Varzim à Praia da Azurara em Vila do Conde.

Palmarés invejável tem também Eirik Larsen. Foi cinco vezes Campeão do Mundo e sete vezes Campeão Europeu de canoagem. Em Atenas, conquistou as medalhas de Ouro e Bronze e em Pequim completou a “colecção” com uma medalha de Prata.

EirikVeraasLarsen.jpg
Eirik Larsen

E de Ronald Rauhe basta dizer que é, na modalidade, o atleta mais medalhado de todos os tempos. Foi 13 vezes Campeão do Mundo e tem também a “colecção” completa de medalhas Olímpicas – Ouro em 2004, Prata em 2008 e Bronze em 2000.

Entre os atletas internacionais constam outros grandes nomes da canoagem. O australiano Ken Wallace, também ele Campeão Olímpico em 2008 (Ouro e Bronze), o húngaro Attila Vajda, Campeão Europeu em 2000, Medalha de Bronze nos Olímpicos de 2004 e Medalha de Ouro em 2008 ou ainda o espanhol Manuel Busto, que na modalidade de longa distância foi dez vezes Campeão do Mundo.

MicheleEray.jpg
Michele Eray

 

Os melhores do ranking mundial de surf ski vão estar na Póvoa também – são eles a sul-africana Michele Eray e o australiano Tim Jacobs. Ben Brown, Vice-Campeão do Mundo Maratona 2009, Ed Mackeever, Campeão da Europa em K1 200 metros em 2010, Rene Poulsen, Vice-campeão Olímpico em 2008 e Medalha de Bronze no Campeonato da Europa em 2010, Rachel Cowthorn, Campeã da Europa em k1 1000 metros em 2010 e Jon Schofield, Campeã da Europa em k2 200 metros, também em 2010, são os restantes nomes que compõe esta constelação de desportistas de topo estrangeiros.

jose-ramalho.jpg
José Ramalho

Portugal tem também excelentes atletas que não podiam deixar de participar no Nelo Summer Challenge. Entre eles, contam-se Teresa Portela e José Ramalho, ambos Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Canoagem 2009, Emanuel Silva, atleta olímpico, ou Fernando Pimenta, que já foi Campeão Europeu de Juniores e arrecadou uma Medalha de Ouro no Festival Olímpico de Juventude Europeia de Lignano, Itália.

Como se vê, o Nelo Summer Challenge consegue reunir uma elite de atletas mas, na verdade, a sua imagem de marcas é o facto de abrir a competição a amadores, dando uma transversalidade à prova que motiva um ambiente único, de convívio e fair-play. E todos podem ganhar, já que o Nelo Summer Challenge inclui a realização de duas provas de níveis distintos: a primeira, no dia 27, percorre dez quilómetros entre a Póvoa de Varzim e a Praia da Azurara, em Vila do Conde; a segunda, no dia 28, é constituída por um sprint de 400 metros, na Praia da Azurara.

As inscrições estão ainda abertas – encerram a 20 de Agosto – aquie os participantes podem escolher entre participar numa ou em ambas as provas.

Para saber mais sobre o Nelo Summer Challenge, e até para acompanhar o evento a par e passo, não deixe de visitar o portal municipal ou a página oficial do evento.