A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) e em parceria com A Cerca – Abrigo de Animais Abandonados e a Animalife, vai realizar uma campanha de adoção no sábado, das 14h00 às 18h00, na Esplanada do Carvalhido.

“Adoto um animal com estima!” é o lema da campanha. E saiba que adotar um animal adulto tem várias vantagens: já estão socializados, já passaram pela “fase da destruição”, já tem a sua personalidade formada e, como tal, pode optar por aquela que mais condiz com a sua família e, nesta campanha, os animais vão ser entregues vacinados, esterilizados e com microchip.

A superpopulação de animais abandonados é uma realidade que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem lutado para mudar. Mas, por enquanto, este é ainda um grande problema social e ambiental.  Cães e gatos sem uma família para cuidar deles são foco de doenças, estão suscetíveis a maus tratos, à fome e ao frio. Além disso, é recorrente animais de rua revirarem os contentores para deposição de resíduos domésticos indiferenciados à procura de comida deixando as ruas sujas (vale lembrar, no entanto, que esta situação decorre quando os munícipes colocam os seus sacos no chão e não no contentor, não fecham devidamente os sacos ou não fecham a tampa do contentor).