Vergílio Alberto Vieira voltou à Póvoa de Varzim para apresentar o seu mais recente livro infantil, A Boca no Trombone. Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, esteve presente na sessão de lançamento e, assumindo a postura de entrevistador, colocou várias questões ao autor, nomeadamente sobre se esta obra é “literalmente mandar bocas em verso, subverter ideias feitas?”. A pergunta abriu portas a que Vergílio Alberto Vieira explicasse que A Boca no Trombone é uma obra onde se recriam 202 provérbios e ditos populares num “exercício de humor e sabedoria”. Um trabalho que não é fácil, como assumiu, mas que lhe deu um certo gozo “porque as verdades são para ser ditas”. Nesta obra, Vergílio Alberto Vieira joga com as palavras e, em muitos casos, trocando apenas uma letra num provérbio, dota-o de um significado completamente diferente, como é o caso de «Mais vale tarte que nunca». Apesar de rotulado como obra infanto-juvenil, é um livro que “permite níveis de leitura muito variados”, sendo, por isso, uma obra também para os mais velhos que, com certeza, irão esboçar muitos sorrisos ao longo da leitura de cada um dos provérbios. “É uma viagem regressiva à minha infância e àquilo que eu fui”, explicou o autor que através desta obra defende ainda a cultura popular “que existiu sempre antes da cultura erudita”. A Boca no Trombone é lançada pela Editora Bonecos Rebeldes e conta com ilustrações de Marta Madureira. É o terceiro título de um conjunto de obras dedicadas aos provérbios, juntando-se assim, a Uma Pulga Atrás da Orelha e Mosquitos por Cordas, este último ainda sem data de lançamento.

À noite foi a vez de se fazer uma nova “leitura” da Póvoa, não através dos livros mas através de um desfile de moda com o título “A Póvoa vestida de Terra e Mar”. Pelo palco do Passeio Alegre passaram cerca de 40 fatos de design actual, idealizados e confeccionados (em pano cru 100% algodão) por Maria José Vale, que se inspirou nos símbolos da cultura poveira. Centenas de pessoas assistiram a este desfile aplaudindo cada uma das criações e, com isso, aplaudindo também o que de melhor tem o concelho. A abrir o desfile, um conjunto de 25 modelos, entre os 18 e os 25 anos, que envergaram peças onde as camisolas poveiras, o quadriculado das camisolas dos pescadores, os lenços das peixeiras, as redes de pesca, as conchas, os bairros das cidades, e até mesmo os legumes que se cultivam nos campos masseira surgiam como apontamentos cuidadosamente incorporados nos vestidos, saias, calças e camisolas apresentadas.

Após um breve intervalo, animado musicalmente por Tiago Pereira no violino e Fátima Fonte no piano, foi a vez de 13 crianças desfilarem igual número de criações, desta feita alusivos ao património literário da Póvoa de Varzim, com referências a Rocha Peixoto, Santos Graça ou Eça de Queirós, e aos heróis poveiros, como Cego do Maio, entre outros elementos patrimoniais, como os produtos hortícolas, o clube de futebol, os bairros, etc..

Desfile 01 Desfile 02

Este desfile marcou o ponto final de um trabalho que Maria José Vale desenvolveu ao longo de três meses e que obrigou a um período de pesquisa para eleger os elementos que, verdadeiramente, constituem o carácter da Póvoa de Varzim. A estilista poveira mostrou-se muito satisfeita com o resultado final, explicando que se dedica a organizar estes desfiles porque sente o desejo “de fazer algo pela Póvoa”. Por isso, e face ao sucesso obtido com “A Póvoa vestida de Terra e Mar”, Maria José Vale diz que “vale a pena o esforço e que se houver oportunidade volto a organizar um novo desfile e prometo apresentar muitas novidades. “

A animação na Feira do Livro continua amanhã, terça-feira dia 5, com o regresso do teatro de sombras, dos mimos e dos palhaços do grupo “Jotinhas”, constituído por alunos da Escola Secundária Rocha Peixoto. Às 22h00, e no palco do Passeio Alegre, dá-se o concerto de Fados de Coimbra,  pelo Grupo de Fados e Baladas de Coimbra. Temas como “Boa Samaritana”, “Fado dos Beijos” ou “A Trova do Vento que Passa” são apenas alguns dos que vão ser interpretados por este grupo fundado há 25 anos pelo vocalista Magina Pedro, que sobe ao palco acompanhado de Miguel Silva e Mário Henrique na guitarra portuguesa e de António Rodrigues na guitarra clássica.  Um momento musical que convida a ouvir a tradição e o sentimento do fado.

A Feira do Livro da Póvoa de Varzim decorre até 17 de Agosto. De domingo a quinta-feira funciona das 16h00 às 24h00, prolongando-se a hora de fecho até à 1h00 às sextas, sábados e véspera de feriado. Pode consultar o programa de animação paralelo no portal municipal.