Uma centena de investigadores e especialistas provenientes de mais de doze instituições universitárias galaico-portuguesas, assim como vários docentes das diferentes escolas da Póvoa de Varzim, participaram neste debate sobre o estado atual das Tecnologias da Informação e Comunicação/TIC nos contextos escolares e não escolares.

Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, considerou “uma excelente oportunidade para todos os estabelecimentos de ensino – escolas em comunhão com universidades – para troca de experiências. As novas tecnologias são um elemento facilitador no caminho da aprendizagem e, quando aplicado no local de trabalho, resultam muito bem”. O autarca sublinhou, ainda, os projetos desenvolvidos pelas escolas do concelho que, “neste evento científico, apresentaram projetos inovadores”. Luís Diamantino lembrou também que a Galiza é um mercado de turismo para a Póvoa de Varzim e que esta foi uma forma de promover o concelho.

Neste evento pretendeu-se refletir sobre as atividades implementadas realizadas recor­rendo às TIC no contexto Galego e Português; criar um espaço de partilha de experiências e intercâmbio entre os docentes da Galiza e de Portugal, debatendo a pertinência das diferentes realidades, utilizando as TIC, a saber: Centros Educa­tivos, Centros Escolares, Escolas Unitárias, Centros Rurais Agru­pados, Centros Integrados, entre outros; debater, a partir do ponto de vista didático e curricular, os prin­cipais reptos educativos que as TIC terão que enfrentar nos próxi­mos anos; analisar a forma como as TIC podem contribuir para a igual­dade ou desigualdade nos Centros Educativos; identificar os problemas que os profissionais da educação veem formulando na introdução das TIC no contexto escolar; favorecer um encontro entre diferentes Instituições (Centros de Formação, Concelhos/Autarquias, Escolas, Universidades, en­tre outros), procurando, em conjunto, formular propostas de mel­horia de atuação; refletir sobre a utilização das TIC e outros recursos, identifi­cando as suas principais semelhanças e diferenças.

O III Congresso Ibérico foi organizado por três Universidade Galegas (Santiago de Compostela, Vigo e Corunha), a Nova Escola Galega e Universidades do norte de Portugal, especialmente a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.