A este propósito, recordamos as palavras do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, aquando da apresentação do projeto de Remodelação e Ampliação da Escola: “Pois bem, chegou a altura de vos dar o estímulo que vocês merecem e, finalmente, dar condições a quem trabalha e a quem estuda”. O autarca explicou que os materiais escolhidos exigem pouquíssima manutenção e que são extremamente duráveis. Aires Pereira também alertou professores e funcionários para a possibilidade de haver “alguns alunos a chegarem sujos às aulas, uma vez que vai haver alguma simultaneidade entre a obra e a escola a funcionar”. No entanto, realçou que o Município vai fazer todos os possíveis para que a obra se faça de uma vez só e perturbe o mínimo possível o funcionamento da escola”.

Assim sendo, apelamos, uma vez mais, à compreensão e colaboração de toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, encarregados de educação) para os condicionamentos que as obras poderão causar, focados na sua finalidade: o melhoramento das condições físicas e consequente melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade escolar.

De modo a evitar as indesejáveis interferências entre a obra e o normal funcionamento da escola haverá a necessidade de, por parte dos alunos, serem também tomadas medidas cívicas adequadas.