O PMDFCI é composto por dois cadernos que abrangem a informação de base, no qual consta a caracterização do Concelho em termos climáticos, demográficos, ocupação do solo e histórico de incêndios florestais, e onde se identificam e parametrizam as várias infraestruturas de defesa da floresta, resultando desta atualização a nova Carta de Risco de Incêndio Florestal do Concelho da Póvoa de Varzim.

Os elevados danos resultantes da destruição de vastas áreas de povoamentos e outras áreas florestais por ação dos incêndios florestais, justificam a necessidade de se avaliar a perigosidade de incêndio florestal do Concelho e particularmente de cada Freguesia, através de uma carta geográfica. A perigosidade de incêndio florestal traduz o grau de possibilidade e risco de afetação de um determinado local, por via de um incêndio florestal, através das seguintes classificações: Muito baixa; Baixa; Média; Alta, e Muito Alta.

O plano estabelece também o respetivo planeamento, em cinco eixos de intervenção, desde a rede viária florestal até às ações de sensibilização junto da população.

No que se refere ao planeamento das ações dos objetivos operacionais constantes no plano de ação (Caderno II), o PMDFCI tem um período de vigência de 5 anos.