No dia 1, quinta-feira, às 21h45, veja “A educadora de infância”:  Lisa Spinelli é uma educadora de infância que se dedica de corpo e alma às crianças. Um dia, ao observar Jimmy, de cinco anos, a recitar um poema da sua própria autoria, apercebe-se que ele tem um talento fora do comum. Fascinada com as suas capacidades, que ela assume terem de ser alimentadas, Lisa vê-se a ultrapassar os limites do admissível, colocando em causa não só a sua credibilidade mas também a integridade física da criança.

No dia 4 vão ser exibidos dois filmes: um para os mais pequenos e outro para o público adulto. Às 15h30 poderá assistir a Toy Story 4: passados 24 anos do primeiro “Toy Story”, que marcou a estreia da Pixar nas longas-metragens e a primeira vez que um filme foi totalmente animado a computador, a história do Xerife Woody e do astronauta Buzz Lightyear, dois brinquedos, e dos seus amigos, chega ao quarto capítulo. Desta feita, a trama gira à volta de Forky, uma mistura entre uma colher e um garfo que tem uma crise existencial e desaparece. Cabe, então, aos outros brinquedos embarcarem numa aventura em busca dele. Às 21h30 será a vez de “Rocketman”: Um filme biográfico sobre Elton John (nascido Reginald Kenneth Dwight, na cidade de Londres, a 25 de março de 1947), considerado um dos mais importantes cantores, compositores e pianistas da atualidade. A história acompanha-o desde os tempos em que, ainda criança, encantava professores da Royal Academy of Music, uma das instituições musicais mais respeitadas do Reino Unido, até à consagração como estrela internacional. O espectador segue a sua parceria e amizade de décadas com o também compositor Bernie Taupin, a luta contra a depressão, abuso de drogas e as dificuldades na aceitação da sua própria homossexualidade.

Na quinta-feira seguinte, dia 8, também às 21h45, assista ao filme “A face”: Depois de um terrível acidente que lhe desfigurou o rosto e quase lhe tirou a vida, Jacek tem de aprender a lidar com um transplante facial. A cirurgia decorre sem complicações de maior, mas essa transformação radical, que nem ele nem ninguém à sua volta consegue aceitar completamente, vai causar-lhe graves problemas de identidade.

No domingo, dia 11, pode assistir a “Pikachu”, às 15h30, e “Bohemian Rhapsody”, às 21h30.

Sobre Pikachu: Na cidade futurista de Ryme City, seres humanos convivem pacificamente com pokémons. Quando o detective Harry Goodman desaparece sem explicação, o seu filho Tim decide investigar por conta própria. É então que se depara com um aliado inesperado: Pikachu, um pequeno pokémon amarelo com ambições de detective que, ao contrário de todos os outros, consegue fazer-se entender pelo jovem Tim. Juntos, vão encontrar as pistas que faltavam para desvendar o mistério. No decorrer da investigação, deparam-se com uma conspiração de largas proporções que ameaça pôr em causa as relações amigáveis entre humanos e pokémons.

E sobre Bohemian Rhapsody: Um filme autobiográfico sobre os Queen, uma das maiores bandas de rock de sempre. Apesar de ter Freddie Mercury como foco principal, é mostrada a amizade entre os seus elementos e as circunstâncias que os tornaram verdadeiros ícones do panorama musical da época. Um desses momentos cruciais acontece no concerto Live Aid, realizado no Estádio de Wembley (Londres), a 13 de Julho de 1985, onde Mercury – recebendo a ovação de uma plateia de quase 80 mil pessoas e vários milhões de espectadores em mais de 100 países -, abriu o espetáculo com “Bohemian Rhapsody”. Essa atuação apoteótica é ainda hoje considerada uma das maiores “performances” da história do rock. Mercury viria a falecer devido a uma broncopneumonia, decorrente da SIDA de que era portador, em Londres, a 24 de novembro de 1991. Tinha 45 anos.

No dia 15, quinta-feira, às 21h45, o Garrett vai transmitir o filme “Os mortos não morrem”: A pequena cidade de Centerville foi sempre conhecida pelo seu ambiente pacato. Mas tudo muda quando, sem que nada o previsse, algo de absolutamente aterrador acontece: os mortos começam a erguer-se das tumbas e a atacar todos os que encontram pelo caminho. E quando o caos se instala em cada recanto da cidade, um grupo de gente corajosa, comandado pelos polícias Ronald Peterson e Cliff Robertson, une-se para resistir à carnificina.

No dia 18, domingo, chega “O Rei Leão” ao Garrett e em “Velocidade Furiosa”. Às 15h30 passa o filme infantil: Nas Terras Altas de África, o leão Mufasa reina com sabedoria e generosidade, conquistando o respeito do seu povo. Simba, o seu filho, crescerá e, a seu tempo, tomará o seu lugar, respeitando o equilíbrio entre todas as formas de vida. Tudo parece pacífico à excepção de Scar, o ressentido irmão de Mufasa, que sempre aspirou subir ao trono. Na sua obsessão de se tornar rei, Scar não olhará a meios para eliminar Mufasa e a sua cria para atingir os seus propósitos.

Depois do sucesso mundial de “Rei Leão”, vencedor de dois Óscares em 1995, a Walt Disney Pictures e a Fairview Entertainment usam tecnologia de ponta para recriar a mesma história em versão “live-action”. Regressa assim ao grande ecrã o destemido Simba que, com grande coragem e dignidade, reconquistou o trono do seu pai com a preciosa ajuda de Timon e Pumba, os seus dois grandes amigos.

Às 21h30 veja “Velocidade Furiosa”: Luke Hobbs, o agente federal interpretado por Dwayne “The Rock” Johnson que foi antagonista da equipa de “Velocidade Furiosa” no Rio de Janeiro, no quinto filme da saga, e depois se tornou aliado deles, e Deckard Shaw, vilão do sétimo filme e posteriormente também comparsa a quem é dada vida por Jason Statham, juntam-se para o primeiro “spin-off” de um dos mais populares “franchises” da actualidade, que dura desde 2011. Desta feita, os dois juntam-se para ajudar a irmã de Shaw, Hattie (Vanessa Kirby) uma agente do MI6 que tem como missão apanhar um ex-colega tornado terrorista, Brixton Lore (Idris Elba), que usa uma tecnologia que lhe dá uma força sobre-humana.

No dia 22, quinta-feira, conheça “O culpado”: O polícia Asger Holm está confinado a uma sala onde atende e direciona chamadas de emergência. A maioria dos contactos são relativamente banais e de fácil resolução. Até que um dia recebe o telefonema de uma mulher em pânico que afirma ter sido raptada. Depois disso, a ligação cessa. Apesar da pouca informação que lhe é dada, Holm dá início a uma investigação desesperada para a resgatar. De telefone na mão, mas impedido pelos superiores de sair da sua secretária, faz de tudo para descobrir o seu paradeiro, mobilizando amigos, colegas e conhecidos.

No dia 25, domingo, às 15h30, assista a “Altamente imperfeitos”: No mundo escondido de UglyDolls, em que os bonecos ganharam vida, cada boneco tem direito a pertencer a uma criança, mas os bonecos deformados vão para Uglyville, uma cidade criada para eles e donde não podem sair. Moxy, uma boneca cheia de otimismo, decide contrariar isso, subindo pelo buraco donde saem novos residentes da cidade e pondo-se a explorar o mundo lá fora.

À noite, às 21h30, veja “Rainhas do crime”: Em Nova Iorque dos anos 70, as esposas de mafiosos irlandeses ficam no controle dos negócios em Hell’s Kitchen depois que agentes do FBI prendem seus respectivos maridos. O grupo é liderado por três mulheres com temperamentos extremamente diferentes, mas que compartilham do mesmo objetivo: proteger a empresa de suas famílias, custe o que custar.

No dia 29, quinta-feira, veja “High Life”: Para lá dos limites da Terra, muito além do Sistema Solar, Monte e a sua filha Willow vivem em total isolamento numa astronave. Vários anos antes, ele e um grupo de criminosos condenados aceitaram trocar as suas penas pela participação num projeto espacial. Foi-lhes dito que a missão teria como propósito encontrar energias alternativas contidas num buraco negro. Contudo, já em órbita, depressa se dão conta que a misteriosa Dr.ª Dibs lhes mentiu. Na verdade, estavam inseridos numa experiência inovadora de reprodução humana. E foi essa experiência que deu origem a Willow, o primeiro ser humano nascido fora dos limites da Terra. Ao longo do tempo, todos os tripulantes da nave morreram. Exceto pai e filha.

Todas as sessões que se realizam às quintas-feiras são organizadas pelo Cineclube Octopus. Os bilhetes custam 4€ (não sócios), a entrada é gratuita para sócios e existem descontos para grupos. Quanto às sessões de domingo são organizadas pelo Cine-Teatro Garrett e os bilhetes custam €3,50.