Sobre este assunto, o Presidente da Câmara, Aires Pereira, esclareceu que “estamos em condições de remeter o processo para Tribunal de Contas e, portanto, se tudo correr com normalidade, em setembro daremos início a essas duas importantes empreitadas de criação de condições condignas nestas duas escolas tão degradadas do nosso concelho”. A obra da Escola de Aver-o-Mar foi adjudicada por 2 milhões e 900 mil euros e a da Flávio Gonçalves por 3 milhões e meio de euros. O edil lembrou que esta foi “uma responsabilidade que foi passada pelo Ministério da Educação para a autarquia”.

O Presidente informou que o Município já havia celebrado a escritura do terreno para a construção a custos controlados de habitações no Lugar da Gândara. Depois de recebido o visto do Tribunal de Contas e celebrada a escritura, o processo vai avançar.

O executivo aprovou ainda um Protocolo de Cedência de viatura chaimite entre o Exército Português e o Município da Póvoa de Varzim. Aires Pereira revelou que a viatura estará em exposição na Avenida 25 de Abril (Via B), num espaço próprio para o efeito, adiantando que “o exército demonstrou interesse em que a viatura ficasse na nossa cidade uma vez que tem cá uma unidade única no país, a Escola dos Serviços”.

Foi aprovado um reforço da participação do Município da Póvoa de Varzim na “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”. O Presidente reconheceu que “este caminho tem tido um crescimento e uma procura cada vez maior. Nesse sentido, é importante que haja muita informação. Trata-se de uma parceria com todos os Município que têm caminho e confrontam com o mar”.

A Câmara Municipal apoia ainda a Regata do Cavaleiro das Conchas – Caminho Marítimo de Santiago com uma visita à cidade e um jantar em São Pedro de Rates.