Tendo em conta as raízes do autor da exposição haverá no mesmo dia uma apresentação de danças tradicionais, pela Associação de Estudantes de São Tomé e Príncipe do Porto.

Xavier nasceu em S. Tomé e Príncipe em 1947. Diplomado em Pintura em 1976 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi bolseiro de S. Tomé e Príncipe em 1971/76. Ilustrou livros didáticos para Angola em 1973. Foi professor efetivo do 5º. grupo na Escola Básica 2.3. de Vilar de Andorinho (Vila Nova de Gaia). Está representado em várias coleções particulares em Portugal e no estrangeiro, nas Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão, de Aveiro e de V. N. de Gaia, Fundação Engº. António de Almeida, Grupo BCP, Grupo Totta, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física no Porto e Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro – Águeda. Citado no livro Artes Plásticas Portugal – O Artista, seu Mercado, no Anuário das Artes Plásticas– nº 2 – Estar Editora e no 50 Anos de Pintura, Escultura em Portugal – Universitária Editora, Lda. e Magazine Europa – Especial Arte – Lusopátria; 2004 – Participação com uma obra na Ilustração de Os Lusíadas – projeto concebido e desenvolvido pela GSPIE – Global Systems Publicity – Lisboa; Catálogo Pintura Portuguesa na Coleção de Arte Fundação Dionísio Pinheiro e Alice C. Pinheiro-Àgueda;2015 e 2016 – Participação com uma obra na Ilustração de Ajudaris’15 e 16 História de Encantar.

Pode visitar a exposição Ocidental Africano até ao dia 26 de maio.