O desafio era apenas e só escrever. E foi dinamizado pelo escritor convidado deste ano, António Mota, presença habitual, de resto, nos encontros Correntes d’Escritas, que se realizam há 16 anos na cidade, no mês de fevereiro.

Inserida no Projeto Escola da Minha Vida, a Casa de Juventude promoveu a iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Educação, Luís Diamantino, na sessão de abertura.

Luís Diamantino referiu a importância de treinar a escrita para adquirir competências nesta área, afinal trata-se de uma arte e que deve ser incentivada para além dos bancos da escola. Por outro lado, é um privilégio poder ter o apoio neste tipo de exercícios de criatividade de um escritor com uma vasta experiência como é o caso de António Mota, frisou ainda o Vereador da Educação.

Acima de tudo, o convidado tem por missão apresentar aos jovens novos conhecimentos e métodos de escrita.

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar os trabalhos individuais para a produção de uma poesia ou uma prosa durante o período de uma hora. Durante esse tempo, o autor de “Se eu fosse muito magrinho” manteve alguma interação com os jovens, prestando apoio nas suas composições.

Os trabalhos produzidos nas Olimpíadas da Escrita irão ser analisados por um júri escolhido pelo Projeto Escola da Minha Vida, composto por um representante de cada escola, que atribuirá os prémios aos três melhores trabalhos de cada escalão e categoria.

Os prémios serão entregues na festa de encerramento das atividades do Projeto Escola da Minha Vida, que se realiza a 16 de abril, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.