Luís Diamantino felicitou os alunos finalistas e recordou que este é um projeto que vive da dinâmica das escolas básicas e secundárias do concelho, nomeadamente através do trabalho incansável dos seus professores, interlocutores deste concurso, que reuniu 650 alunos nas pré-eliminatórias.

Antes da realização da grande final, Renato Filipe Cardoso lançou um desafio aos jovens participantes: de aplicarem o seu cunho pessoal no processo criativo e construírem o seu trabalho de prosa ou poesia através da criação de uma palavra nova.

As Olimpíadas da Escrita têm como objetivo despertar o processo criativo dos jovens das escolas básicas (2º e 3º ciclos) e secundárias do concelho da Póvoa de Varzim e incentivar a arte da escrita através do contacto com um escritor de renome. Os trabalhos aí produzidos irão agora ser analisados por um júri composto por um representante de cada escola e pelo Vereador da Educação do Município, Luís Diamantino. Ao todo, serão atribuídos prémios aos três melhores trabalhos por escalão e categoria.