A Biblioteca Diana Bar acolheu, na passada sexta-feira, a final das Olimpíadas da Escrita 2025/26, que contou com a presença de 167 jovens escritores.
A Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim deu as boas-vindas a alunos, professores, famílias e convidados presentes em nova “celebração da palavra”, uma ferramenta que permite imaginar, sonhar, questionar e transformar o mundo.
Realizada no âmbito da 28.ª edição do Projeto Escola da Minha Vida, esta final representa, para Andrea Silva, “muito mais que uma competição”, funcionando como sublinhado do compromisso inabalável deste Município com a educação e a cultura e prova de que a criatividade, a sensibilidade e o pensamento crítico são peças fundamentais nas escolas do concelho e na atuação dos alunos poveiros.
A escritora convidada para a final deste ano foi Sara Duarte Brandão, a quem coube a responsabilidade de lançar o mote para a produção do trabalho literário e de inspirar os jovens presentes com o seu percurso premiado nas áreas do Teatro, Artes Plásticas e Literatura.
Recorde-se que, neste ano letivo, o projeto alcançou um marco significativo com a presença de aproximadamente mil alunos nas pré-eliminatórias, realizadas em todas as escolas EB e Secundárias do Concelho.
Com as Olimpíadas da Escrita, a autarquia pretende cultivar o gosto pela escrita e leitura e incentivar o processo criativo dos mais novos. A Festa de Encerramento das atividades do Projeto Escola da Minha Vida irá decorrer no dia 24 de abril, no Póvoa Arena, acolhendo os premiados, convidados, parceiros e as representações de cada escola.



