O arranque desta iniciativa, que faz parte da programação da Semana do Ambiente, dá-se no restaurante 1º de Janeiro, perante a presença de Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Ambiente, e técnicos da Lipor. Estes últimos vão, em simultâneo, levar a cabo um inquérito de satisfação e distribuir folhetos de divulgação dos dados referentes a este projecto de recolha e transformação de resíduos orgânicos.

O projecto Operação Restauração 5 Estrelas teve início a 18 de Maio de 2006, desenvolvido pela Lipor em conjunto com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Conta, neste momento, com 110 estabelecimentos aderentes, que separam os resíduos sólidos orgânicos, que são posteriormente recolhidos e encaminhados para as instalações da Lipor. Lá, são submetidos a um processo de decomposição dando origem ao composto, produto que pode ser utilizado como correctivo orgânico.

A Semana do Ambiente decorre entre 5 e 13 de Junho. Consulte o programa no portal municipal.