O OPJ/Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa do Pelouro de Juventude do Município da Póvoa de Varzim, dinamizada em parceria com o Conselho Municipal de Juventude. É dirigida aos jovens do concelho e visa desafiá-los a idealizarem, estruturarem e submeterem a concurso, projetos e iniciativas inovadoras com interesse local.

Podem apresentar propostas, jovens entre 14 e os 30 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho da Póvoa de Varzim, mediante registo e submissão de candidatura, em formulário próprio. Cada jovem, só pode apresentar uma candidatura, podendo ser de autoria individual ou coletiva (+ que um autor). Consulte o portal municipal, em https://www.cm-pvarzim.pt/territorio/juventude/pelouro-da-juventude/opj-orcamento-participativo-jovem-povoa-de-varzim/arquivo-2019/, onde encontra toda a informação disponível sobre o OPJ 2018.

O OPJ da Póvoa de Varzim estimula e pretende reforçar: a participação; a cidadania ativa e responsável; o empreendedorismo jovem e a interação e o diálogo entre jovens, técnicos e decisores autárquicos.