A palestra, moderada pelo Prof. Dr. Afonso Pinhão Ferreira, teve como oradores convidados o Mestre José Frias Bulhosa, com a comunicação “Conceitos básicos de promoção da saúde oral”; o Prof. Dr. Jorge Marinho, que abordou a “Importância da saúde oral em todas as fases da vida especialmente na terceira idade” e a Prof.ª Dr.ª Teresa Vale, com o tema “Saúde oral da infância à adolescência”.

Esta palestra foi a segunda etapa do projeto “Cidade a Sorrir” que, numa primeira fase, percorreu instituições do concelho com ações de sensibilização e promoção de saúde oral em crianças/jovens e idosos. Foram abrangidas nestas ações, desenvolvidas por Rita Vieira e Rui Bastos, mais de 800 pessoas (538 crianças/ jovens e 265 idosos).

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na sessão e começou por referir-se ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa promovida pelo Município que já vai no 3º ciclo, destacando “o envolvimento dos jovens”. O autarca assumiu que “os jovens têm surpreendido com os seus projetos, todos muito diversos, desde ferramentas informáticas, espaços desportivos, espaços para a fruição dos animais, ou seja, foram capazes de se interessarem pela vida pública e manifestar aquilo que para eles era importante”. Além disso, destacou “a importância e o valor de serem eleitos pelos próprios jovens. Nada mais democrático e transparente do que jovens a escolherem os projetos”. Para o autarca, esta iniciativa “tem permitido que os jovens percebam que a sua opinião importa e o seu projeto faz sentido. Vale a pena darmos oportunidade aos jovens para mostrarem aquilo que valem”.

Quanto ao “Cidade a Sorrir”, Aires Pereira referiu que o projeto de Rita Vieira está ligado a uma área muito específica, que nos preocupa a todos – a saúde oral – e “é muito diferente dos outros porque sensibiliza e mostra as ferramentas disponíveis”. Agradeceu, em nome do Município, à autora do projeto pela sua importância, atingindo mais de 800 pessoas de instituições do concelho com esta mensagem da saúde oral.