Este será o penúltimo espetáculo do 37º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim que a 31 de julho chega ao fim.

Yury Martynov é um destes raros músicos que dominam tanto o piano moderno como os instrumentos de tecla antigos.

No Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, estudou piano com o lendário pianista russo Mikhail Voskresensky (vencedor do Concurso Van Cliburn de 1962), órgão com Alexei Parshin e música de câmara tocando com Tigran Alikhanov. Martynov também obteve uma licenciatura no Conservatório Claude Debussy de Paris e na École Nationale de Musique et de Danse de Bobigny, onde Ilton Wjuniski foi o seu professor de cravo e baixo continuo.

Logo após ter obtido a sua licenciatura summa cum laude, Yury foi convidado a integrar a faculdade do Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, em 1994. Nomeado professor associado em 2013, chefia o Departamento de Instrumentos de Tecla e do Conjunto de Câmara do Departamento de Teclados Modernos e Históricos, desde 2006. Além disso, Yury Martynov dá cursos de aperfeiçoamento em numerosas cidades da Rússia e no estrangeiro.

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música tem sido dirigida por reputados maestros. Diversos compositores trabalharam também com a orquestra, no âmbito das suas residências artísticas na Casa da Música.

A Orquestra tem vindo a incrementar as atuações fora de portas. Nas últimas temporadas apresentou-se nas mais prestigiadas salas de concerto de Viena, Estrasburgo, Luxemburgo, Antuérpia, Roterdão, Valladolid, Madrid e no Brasil, e é regularmente convidada a tocar em Santiago de Compostela e no Auditório Gulbenkian. Para além da apresentação regular do repertório sinfónico, a orquestra demonstra a sua versatilidade com abordagens aos universos do jazz, fado ou hip-hop, ao acompanhamento de projeção de filmes e aos concertos comentados, bem como a diversas ações educativas, incluindo o projeto “A Orquestra vai à escola”, workshops de composição para jovens compositores e a masterclasses de direção com o maestro Jorma Panula.

A origem da Orquestra remonta a 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, que desde então passou por diversas designações. Engloba um número permanente de 94 instrumentistas, o que lhe permite executar todo o repertório sinfónico desde o Classicismo ao Século XXI. É parte integrante da Fundação Casa da Música desde Julho de 2006.

Baldur Brönnimann é um maestro de grande versatilidade com uma abordagem aberta à criação musical e uma afinidade particular pelas partituras contemporâneas mais complexas. Divide o seu tempo entre as salas de concerto e os teatros de ópera, e sempre que possível procura atividades de âmbito educativo e comunitário. Em Janeiro de 2015 tornou-se Maestro Titular da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes pode ser feita, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 966 250 645 e do email festivalmusica@cm-pvarzim.pt

Esta 37ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Secretaria de Estado da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.