Esta história intemporal retrata a Lisboa do fim do século XIX, com toda a política e o lado mais social e cultural: corridas de cavalos, o Grémio Literário, os passeios em Sintra e os saraus poéticos. Uma crítica à sociedade através da história da família Maia e dos seus amigos.

Durante cerca de duas horas, viajamos pelo mundo do círculo de amigos e conhecidos de Carlos da Maia, o protagonista. João da Ega e Dâmaso Salcede despertaram muitos risos do público. O primeiro, uma projeção literária do próprio Eça de Queirós, homem culto e boémio, perde-se de amores por Raquel Cohen. Já Dâmaso é um aspirante a “chique”, que representa tudo o que está de errado na sociedade. Não esquecer, claro, os Condes de Gouvarinho, representantes da nobreza na obra de Eça, e Tomás de Alencar, poeta do ultra-romantismo.

Uma descrição desta sociedade de costumes, que nos leva também pelo trágico romance de Carlos da Maia e Maria Eduarda. Os dois jovens descobrem algo que muda as suas vidas e a sua relação.

Esta peça faz parte do projeto Educarte dos ETCetera Teatro e, segundo os mesmos, “mantém-se fiel à narrativa da época no que toca à linguagem, cenário, figurinos e adereços e à visão de Eça de Queirós”. Os ETCetera formam uma associação artística, que pretende ajudar no desenvolvimento dos alunos e despertar o interesse pela arte teatral.

Até dia 23 de março, vão ser realizadas mais 5 sessões da peça Os Maias: Episódios da Vida Romântica. Para mais informações, contactar 252 090 210.