Já teve início a recolha seletiva de resíduos verdes no nosso concelho, no âmbito do Projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos apresentado pelo Município da Póvoa de Varzim na semana passada. O objetivo deste projeto é retirar do contentor de lixo comum os resíduos verdes e encaminhá-los para a Central de Valorização Orgânica da LIPOR, para produção de um composto de alta qualidade.
A operacionalização desta recolha, de acordo com a calendarização estabelecida, consiste na instalação, à segunda-feira, de uma grade com a sinalética no espaço contíguo ao contentor do lixo já existente, dando nota à população da ativação do projeto e do surgimento de um novo contentor. A isto seguem-se ações públicas de sensibilização, através da entrega de um saco para o munícipe levar os seus resíduos verdes ao contentor e uma pequena amostra de composto. No início da semana seguinte, é instalado o contentor que se destina à deposição dos resíduos verdes no lugar onde estava a grade com sinalética e, a partir deste momento, o circuito de recolha de verdes está ativo na freguesia.
Ao dia de hoje, estão instalados 153 contentores nas freguesias de Aguçadoura, Navais, Estela e Laúndos e já foram recolhidas 18 toneladas de resíduos verdes.
No dia 19 de abril foram instaladas as grades em Amorim e parte de Terroso. Até ao final do mês de maio, estarão instalados 621 contentores para a deposição dos resíduos verdes em todas as freguesias do concelho.
A sensibilização ambiental é um fator preponderante neste projeto, uma vez que a deposição de lixo nos contentores destinados aos resíduos verdes inviabiliza o seu encaminhamento para valorização e produção de composto. Neste sentido, para além das ações públicas de sensibilização, estão em curso várias ações de comunicação e sensibilização dirigidas à população de cada uma das freguesias.