Passar para o conteúdo principal

A Igreja Românica de São Pedro de Rates encheu-se, ao final do dia de ontem, para prestar homenagem ao Padre Manuel Sá Ribeiro pelos seus 40 anos como Pároco da freguesia.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o Vice-Presidente, Luís Diamantino, o Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João, representantes de associações locais, grupo de catequese, escuteiros, grupo coral e comunidade em geral fizeram questão estar presentes e manifestar o seu reconhecimento pelas 4 décadas de dedicação do pároco à Vila de Rates, também ele um grande defensor e conservador do património edificado.

Aires Pereira presenteou-o com a Lancha Poveira “Fé em Deus”, “símbolo da bravura, trabalho e dedicação dos homens, pela sua dedicação, amor a esta comunidade e à Póvoa de Varzim, sendo também Arcipreste de Vila do Conde/Póvoa de Varzim”.

O edil começou por agradecer “o facto de, ao longo destes 40 anos, nos ter ajudado a tornar a nossa comunidade mais solidária e com a sua palavra e incentivo nos ter dado boas luzes no sentido de tomarmos boas decisões”.

O Presidente da Câmara transmitiu que “tenho tido a sorte de, nos últimos 30 anos, poder partilhar com o Sr. Padre Manuel muito daquilo que tem sido o nosso trabalho. É testemunha de como quando cá chegou há 40 anos do estado estava a freguesia e hoje no estado em que está a vila. Para além de testemunha, o Sr. Padre Manuel Sá Ribeiro é um homem interessado e faz questão de estar presente nas diferentes atividades da freguesia”.

O autarca revelou que estará disponível para colaborar na intervenção a realizar na Casa Paroquial, criando um Museu de modo a que o património eclesiástico que está recuperado e guardado possa ser mostrado, algo que reconheceu como muito querido ao Padre Manuel.

Emocionado e muito agradecido pela homenagem prestada, o pároco confessou que era o seu sonho concretizar a intervenção referida pelo edil, “no tempo que for necessário, para conseguir melhores condições numa nova residência, um Museu Paroquial, melhores condições para a Escola de Música e melhores condições para acolher os peregrinos que diariamente passam a caminho de Santiago”.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.