O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o Vice-Presidente, Luís Diamantino, o Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João, representantes de associações locais, grupo de catequese, escuteiros, grupo coral e comunidade em geral fizeram questão estar presentes e manifestar o seu reconhecimento pelas 4 décadas de dedicação do pároco à Vila de Rates, também ele um grande defensor e conservador do património edificado.

Aires Pereira presenteou-o com a Lancha Poveira “Fé em Deus”, “símbolo da bravura, trabalho e dedicação dos homens, pela sua dedicação, amor a esta comunidade e à Póvoa de Varzim, sendo também Arcipreste de Vila do Conde/Póvoa de Varzim”.

O edil começou por agradecer “o facto de, ao longo destes 40 anos, nos ter ajudado a tornar a nossa comunidade mais solidária e com a sua palavra e incentivo nos ter dado boas luzes no sentido de tomarmos boas decisões”.

O Presidente da Câmara transmitiu que “tenho tido a sorte de, nos últimos 30 anos, poder partilhar com o Sr. Padre Manuel muito daquilo que tem sido o nosso trabalho. É testemunha de como quando cá chegou há 40 anos do estado estava a freguesia e hoje no estado em que está a vila. Para além de testemunha, o Sr. Padre Manuel Sá Ribeiro é um homem interessado e faz questão de estar presente nas diferentes atividades da freguesia”.

O autarca revelou que estará disponível para colaborar na intervenção a realizar na Casa Paroquial, criando um Museu de modo a que o património eclesiástico que está recuperado e guardado possa ser mostrado, algo que reconheceu como muito querido ao Padre Manuel.

Emocionado e muito agradecido pela homenagem prestada, o pároco confessou que era o seu sonho concretizar a intervenção referida pelo edil, “no tempo que for necessário, para conseguir melhores condições numa nova residência, um Museu Paroquial, melhores condições para a Escola de Música e melhores condições para acolher os peregrinos que diariamente passam a caminho de Santiago”.