Assim sendo, e tendo em conta que estamos numa época em que, apesar das telecomunicações e da Internet, ainda proliferam os cartões de boas festas, presentes entregues a longa distância que só com a ajuda dos correios é possível, o documento a ser divulgado no mês de Dezembro é Registo de uma petição para haver correio nesta Vila (28 de Maio de 1821) Cota CMPV / 0019 – Actas da Câmara (1817 a 1826).

Na Póvoa de Varzim, é em Acta da Câmara de 9 de Maio de 1801 que fica registado o pedido para haver correio na vila: “… que por ser de grande necessidade achem desta autoridade publica (…) de dar conta ao superintendente geral dos correios deste reino para haver correio nesta villa pello que se fez carta de oficio ao dito superintendente com data do dia de hoje e cuja copia da carta fica no Arquivo desta Camera”. Por este excerto fica clara a necessidade que, na época, sentiam de existência de um correio na vila da Póvoa de Varzim.

Acontece que passados 20 anos do ofício enviado, e segundo Acta da Câmara de 28 de Maio de 1821, documento escolhido para destaque este mês de Dezembro, a falta de correio na vila continuava a ser uma realidade.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.