O documento escolhido para este mês de novembro e uma vez que se trata de um mês dedicado aos fiéis defuntos, mês das almas por excelência, é um processo de obra de construção de um jazigo para o cemitério municipal.

Datado de Maio de 1946, trata-se de um processo – requerimento, termo de responsabilidade, memória descritiva e planta da autoria do Engenheiro José Bernardo Martins, para construção de um jazigo em nome de José Gomes Gonçalves, morador na Avenida Mousinho de Albuquerque desta cidade.

Estes encontros de cultura on-line, que tiveram início em março de 2007, têm como objetivo a divulgação dos fundos documentais do Arquivo.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio eletrónico.