A iniciativa, da responsabilidade da Associação de Pais da Escola Secundária Eça de Queirós, decorreu durante a manhã e tratou de temas fundamentais como os distúrbios alimentares e a nutrição na adolescência, no sentido de informar os alunos e prevenir comportamentos alimentares errados.

Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Educação, esteve presente e abriu a sessão dizendo que hoje em dia “os portugueses se alimentam muito mal”, facto que acaba também por se repercutir nos adolescentes, já que a alimentação destes também depende dos adultos. “A alimentação exige sacrifícios” avisou, deixando ainda um recado a toda a plateia: “temos que encontrar o equilíbrio entre aquilo que somos e o que queremos ser”, um aviso que serviu de introdução ao tema tratado de seguida: a anorexia e a bulimia nervosa.

Conceição Prisco, responsável pelo Gabinete de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Eça de Queirós, elucidou os presentes sobre a anorexia e bulimia nervosa, a primeira caracterizada pela recusa em comer; a segunda pela ingestão descontrolada seguida da recusa de digerir o que se comeu, a que se seguem comportamentos compensatórios, como a indução do vómito.  Recorrendo a imagens, para muitos chocantes, de magreza extrema, a psicóloga foi apresentando os factores por detrás das duas desordens alimentares, como os padrões de beleza seguidos hoje em dia ou a pressão provocada pela vontade de agradar aos outros, os mecanismos psicológicos e ainda as complicações a nível da saúde provocadas por estas doenças.

Rute Gomes, Chefe do Serviço de Nutrição do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, chamou a atenção para a problemática da obesidade, considerada já a epidemia do século XXI e, servindo-se da roda dos alimentos, destruiu alguns mitos relativos à alimentação, apresentando antes um plano de alimentação saudável para os adolescentes. Deu mesmo um exemplo de como uma refeição muito mais completa tem menos calorias e é muito mais satisfatória de que uma refeição composta por alimentos apelidados de fast-food.

No final, ambas as profissionais disponibilizaram-se para responder às perguntas dos adolescentes e professores presentes.

Nesta acção de formação estiveram presentes a Escola EB2/3 Flávio Gonçalves, a EB 2/3 de Aver-O-Mar, a Escola Secundária Rocha Peixoto, a EB 2/3 Cego do Maio, a Escola Secundária Eça de Queirós e ainda alunos da Universidade Fernando Pessoa.