As candidaturas estão abertas até 02 de fevereiro de 2026, às 12h00 (hora de Portugal Continental).

Este concurso, sob o tema “New Treatments to Tackle AMR”, visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação que incidam sobre um dos seguintes tópicos:

  1. identificar e desenvolver novos tratamentos combinados, utilizando antimicrobianos já existentes ou inovadores ou usando a combinação de antimicrobianos com tratamentos complementares, com o objetivo de prolongar a eficácia dos medicamentos e combater a resistência;
  2. desenvolver ferramentas e métodos para melhorar a adesão aos protocolos de tratamento;
  3. avaliar o impacto da utilização de antimicrobianos na medicina veterinária e na agricultura sobre o risco de transmissão da resistência aos antimicrobianos para os seres humanos e para o ambiente, com vista a informar políticas que restrinjam o uso de determinados antimicrobianos na medicina humana.

Para mais informações, consulte a página dedicada a este concurso no website da FCT e a página do concurso no website da EUP OHAMR.

A Parceria EUP OHAMR é cofinanciada no âmbito do Programa-Quadro Horizonte Europa e promove a colaboração entre agências de financiamento do Espaço Europeu de Investigação, com vista a financiar projetos transnacionais conjuntos de I&I em áreas prioritárias da Resistência Antimicrobiana, seguindo a abordagem de Uma Só Saúde. A EUP OHAMR reúne 53 organizações de 30 países, incluindo Portugal, representado pela FCT e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).