A caminhada contou com aproximadamente 45 participantes, entre eles esteve a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva e partiu do Parque Lúdico Bruno Alves, percorreu a Avenida dos Banhos, Avenida dos Descobrimentos e Rua da Caverneira), retorno pelas mesmas vias, passando pela Rua do Varzim Sport Clube, inversão junto ao Hotel AXIS Vermar e regresso ao ponto de partida.

Este evento anual organizado pela Associação Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial desta doença ao qual o Município da Póvoa de Varzim se associou, com a colaboração de entidades locais nomeadamente o Centro Hospitalar e IPSS´s locais, teve como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da demência e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

A doença de Alzheimer é a forma mais prevalente das várias demências existentes e provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim juntou-se, mais uma vez a esta causa, para lembrar o quão rápida e preocupante é esta doença e para não deixar passar a data em branco.