Produzida pela companhia Teatro Art’Imagem, com direção e encenação de José Leitão, dramaturgia de José Pedro Pereira, esta peça é uma versão cénica do romance com o mesmo nome do consagrado escritor português Valter Hugo Mãe, detentor do prémio literário José Saramago.

Desumanização decorre numa pequena aldeia abafada entre os fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea. E a falta de resposta a perguntas, Como preencher a metade que se perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? dominam a trama.

A personagem Halldora diz-nos que “O mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”. Desumanização é Gelo, Terra e Fogo, revelando-se como “o corpo interior da Islândia”.

Esta obra é, segundo o autor, um autêntico cântico de amor àquele país que revela a visão artística, contemplando os vários olhares de que é feita a vida, entre o real e o imaginário. Toda a encenação, tal como a própria obra, busca na Islândia referências para a sua ficção teatral, num olhar “estrangeiro” sobre um país e suas gentes.

 

Ficha técnica:

Texto: Valter Hugo Mãe

Dramaturgia: José Pedro Pereira

Direção e Encenação: José Leitão

Assistência de Encenação e Interpretação: Daniela Pêgo

Música: André Barros

Figurino: Cláudia Ribeiro

Desenho de luz e Sonoplastia: André Rabaça

Espaço Cénico: José Leitão e José Lopes

Direção de Produção: Sofia Leal

Fotografia: Nuno Ribeiro

Ilustração do Cartaz: Rita Castro

Designer Gráfico: Tiago Dias

Duração: 70 minutos

Classificação etária: M/14

Os bilhetes para este espetáculo podem ser adquiridos no Cine-Teatro Garrett, CTT, Fnac, Worten, ou online na Bol – https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/95309-desumanizacao-cine_teatro_garrett/

Mais informações ou reserva de bilhetes através de: varazim@gmail.com