Passar para o conteúdo principal

Todos os meses, o Museu Municipal convida os munícipes a conhecerem uma peça especial em exibição. Em junho, está em exposição o Traje de Tricana Poveira (avental florido).

Na Póvoa de Varzim a figura da mulher trabalhadora, mas elegante, ativa, formosa e independente está, indelevelmente, associada à mítica “tricana”. Esta surge, principalmente, a partir das primeiras décadas do XX, período em que se afirma um novo enquadramento socioeconómico da mulher. A libertação da mão-de-obra feminina para atividades fora da pesca está diretamente associada ao desmoronamento da organização tradicional do trabalho, de base familiar, que ocorre no período já referido. A emigração de grande número de poveiros, particularmente pescadores, é outro fator a considerar no afastamento de muitas raparigas do “trabalho do mar”.

Contudo, mais do que a ocupação profissional que garantia uma certa autonomia económica à mulher, a principal marca identitária da tricana era a sua indumentária e o seu cuidado com a apresentação. O traje era, portanto, uma parte essencial na afirmação da figura da tricana.

Atualmente, a indumentária das jovens que fazem parte das rusgas de bairro que animam as festas poveiras é, portanto, inspirado no vestir das tricanas de meados do séc. XX, mantendo as suas peças e respetivos modelos: blusa, avental rodado, saia travada, meias de seda com risca e chinelos.

Pode ver a Peça do Mês do Museu Municipal de terça a domingo, entre as 9h30 e as 12h30 e das 13h30 às 17h00, pelo valor de 1 euro. A entrada é livre às quintas-feiras e para estudantes, professores, reformados, associados da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do Grupo de Amigos do Museu da Póvoa de Varzim.

Receba todas as informações, notícias e convites que a Póvoa de Varzim tem para si.