Esta exposição de pintura cheia de cor, vida e emoções aborda os fragmentos de xisto, inspirada nas máscaras e pinturas faciais do mundo. Segundo a autora, as máscaras, “servem de representação do rosto, que tanto se utiliza para esconder e tornar anónima a pessoa que a usa como, pelo contrário, serve para a fazer notada e única”.

Em “Personagens” serão apresentadas cerca de quatro dezenas de trabalhos onde se cruzam livremente as inspirações das máscaras, sem distinção de origem ou de época, com as cores alegres e vibrantes do Minho.

Patente no pátio do Museu até 23 de abril, a exposição poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 09h30 e as 12h30 e das 13h30 até às 17h00.

Natural de Braga, Teresa Ricca começou a sua formação artística no curso de “Desenho têxtil e arte dos tecidos” na Escola Carlos Amarante. A atividade criativa tornou-se imperiosa e leva-a, eleger as tintas e os pincéis, bem como a máquina fotográfica, como canais privilegiados para o seu trabalho. A dominante comum a todo o seu percurso está na constante procura de formas e recursos técnicos.

Durante muitos anos, o trabalho da premiada pintora fechava-se em espaços particulares, mas desde 2009, com o primeiro convite para integrar a bienal d’ArtVez, que se tem apresentado de forma regular em espaços públicos, tanto em iniciativas coletivas como em exposições individuais, tanto de pintura como de fotografia.