A última sessão teve lugar no Centro Ocupacional da Inclusão (COI), tendo como público–alvo os beneficiários do projeto Póvoa de Varzim Promove Inclusão (PVPI). As outras sessões tiveram lugar nos dias 6 e 13 de novembro, no Museu Municipal e no Centro de Convívio de S. José de Ribamar, respetivamente.

De relembrar que a aplicação dos primeiros socorros é essencial para garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência e, pode mesmo ser a diferença entre a vida e a morte, em algumas situações mais graves.

Assim, nesta segunda fase, os beneficiários puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre os primeiros socorros a prestar perante diversos quadros de doença aguda, tais como enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e convulsões. Foram também ensinados os procedimentos a seguir em caso de hemorragias, feridas e queimaduras. Mais uma vez, todos os presentes foram convidados a praticar os conhecimentos adquiridos durante a sessão, através da recriação de uma situação de emergência.

A Operação “PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias” dedica-se à capacitação e formação de adultos ao longo da vida e integra o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, financiado ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.